Empresa Certificada

Serviços

Realizamos os mais diversos tipos de serviços em se tratando de engenharia clínica e hospitalar.

Engenharia Clínica

Ajudamos na criação de um conjunto de procedimentos de gestão e planejamento que leve em conta a qualidade, a eficácia, a efetividade, a segurança e a rastreabilidade dos produtos, da entrada ao descarte.





Engenharia Hospitalar

O Gerenciamento da Qualidade, é uma nova abordagem gerencial, que permite que as empresas acompanhem as mudanças e até mesmo se antecipem a elas, pois enfatiza a melhoria contínua de produtos e serviços, pela utilização do método científico e monitorização de dados que embasam a tomada de decisões.

Além disso, tem se mostrado útil em qualquer empresa, seja ela produtora de bens ou serviços, grande ou pequena, pública ou privada.

Compatibilização de Tecnologia

Adequar e estruturar um novo estabelecimento de saúde ou uma unidade já existente e operacional para incorporar uma nova tecnologia sem que isso cause transtornos a macro-estrutura da unidade. Consiste nas providencias cabíveis para aceite da estrutura, como dimensionamento, recebimento, testes iniciais, indicação de melhorias, aceite e liberação para uso da nova tecnologia empregada, reduzindo assim consideravelmente a entrega da obra à população.

Especificações

Elaboração de especificações técnicas para licitações, instalação, recebimento e adequação infra-estrutural de novas tecnologias.

Aquisição de novas tecnologias

Apoio técnico ao Corpo Clínico e Administrativo da instituição na escolha do modelo de equipamento que melhor atenderá as suas necessidades.

Análise da Tecnologia

Serviço que visa realizar o levantamento da situação atual da instituição contratante, criticamente. Com a finalidade de identificação de pontos fortes e fracos, bem como a de oportunidades de melhorias que podem ser implementadas.

Inventário, Cadastro e Etiquetagem dos Equipamentos.

Processo que tem por finalidade gerar informações sobre as tecnologias de equipamentos médicos e instalações hospitalares da instituição, visando o desenvolvimento de seu planejamento tecnológico e melhoria do atual existente. Os dados obtidos permitem à instituição melhorar a estrutura organizacional do seu Departamento de Engenharia Clínica, ou, se o mesmo não existir, permite a sua configuração e maneira mais adequada a vários processos relacionados ao Gerenciamento Tecnológico. Os processos de Inventário e Etiquetagem podem ocorrer de forma independente ao Cadastramento, para instituições que já possuam um sistema de Gerenciamento Tecnológico; ou, podem ser vinculados ao processo de etiquetagem.

Coordenação dos programas de Manutenção.

Elaboração ou adequação de protocolos de Ordens de Serviço, com a finalidade de permitir um melhor acompanhamento da execução dos serviços e dos custos envolvidos. A Engebio se propõe à capacitação de profissionais que já integram a instituição a realizarem pequenos consertos e saberem identificar defeitos mais complexos. Proporcionando assim uma grande quantidade de soluções e uma diminuição dos custos com reparos de terceiros. Implantação de programas e execução de procedimentos de manutenção preventiva nos equipamentos médico-hospitalares, usando protocolos próprios e seguindo calendários apropriados, definidos em conjunto com o corpo clínico. Implantação de Central de Equipamentos, em consentimento com a instituição, visando um melhor acompanhamento da tecnologia circulante.

Contratos

A Engebio faz o acompanhamento de novos contratos e a revisão dos contratos já existentes garantindo plena assistência à instituição.

Treinamentos de usuários

Elaboração e implantação de programas de treinamento para usuários dos equipamentos médico hospitalares, de acordo com a demanda e anseios da instituição, visando um melhor aproveitamento de todos os recursos da tecnologia empregada e a minimização das falhas geradas por erros operacionais.

Gerenciamento de Risco

Processo que tem por finalidade minimizar os riscos inerentes ao ambiente das Instituições à Saúde. Visa identificar e controlar as variáveis envolvidas nos procedimentos da instituição, limitando as oportunidades de acidentes, aerobiocontaminação, contaminação por perfurocortantes (do ponto de vista da Saúde Ocupacional). Por outro lado, visa eliminar os acidentes ocasionados pela utilização inadequada das tecnologias de equipamentos médicos e tecnologias de instalações hospitalares, através de Cursos, Palestras e acompanhamento em campo durante as aplicações das mesmas. A Engebio possui uma grande experiência na implantação do sistema de gerenciamento de risco, sendo parte atuante na implantação no gerenciamento de Risco na vertente da Tecnovigilância do Hospital São Paulo (Unifesp).

Manutenção Civil Hospitalar

Visando o bem estar dos pacientes e do corpo clínico com um ambiente agradável e conservado, a Engebio oferece como opção, o serviço de manutenção civil, garantindo perfeitas condições das instalações. O trabalho consiste na inspeção e fiscalização de todas as dependências físicas da unidade através de rotinas e protocolos próprios, direcionando as providências cabíveis para sanar os possíveis problemas, zelando sempre pelo bem estar dos pacientes e do corpo clínico envolvidos.

Manutenção Elétrica Hospitalar

Devido a importância do sistema elétrico para o correto funcionamento dos equipamentos e procedimentos envolvidos no ambiente hospitalar, a Engebio disponibiliza os serviços de manutenção elétrica, garantindo a condição adequada de operação das instalações. Este trabalho consiste na inspeção, avaliação e fiscalização de todos os sistemas elétricos das unidades envolvidas através de rotinas e protocolos próprios, verificando a adequação dos mesmos quanto a sua utilização, com ênfase nos sistemas de proteção elétrica. Opcionalmente, também são desenvolvidos trabalhos de eficiência energética para redução de custos operacionais.

Gerenciamento de Obras e Reformas

Visando a praticidade, rapidez e otimização dos custos envolvidos em obras ou reformas em ambientes de saúde, oferecemos o serviço de gerenciamento de obras e reformas, que consiste na facilitação da gestão das mesmas com processos que envolvem: estudo de projetos, contratação de empreiteiros e fiscalização da obras, atendendo os requisitos da legislação vigente.

Sistema de Energia Auxiliar

Os Sistemas de Energia Auxiliar devem possuir grande confiabilidade para atender as exigências de Centros Cirurgicos, UTIs, Iluminação de Emergência e demais instalações vitais das Unidades de Saúde. Como característica de operação, os sistemas de Energia Auxiliar se mantém na maior parte do tempo em “Standy By”, o que aumenta a importância dos procedimentos de Manutenção Preventiva. A Engebio oferece serviços de gestão da manutenção de NoBreaks, UPS, Grupos Geradores, garantindo o correto funcionamento dos sistemas.